Hoje retomamos os encontros dos membros do CIBERDEM! Neste período de isolamento, ainda online. Conhecemos novos integrantes, apresentamos os objetivos do grupo. Conectados!
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Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia
Hoje retomamos os encontros dos membros do CIBERDEM! Neste período de isolamento, ainda online. Conhecemos novos integrantes, apresentamos os objetivos do grupo. Conectados!
A tese “Play Your Process – Um Método de Design de Jogos Digitais Baseados em Modelos de Processos de Negócio” ganho prêmio de melhor tese de doutorado do Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital em 2020.
A tese, de autoria de Tadeu Moreira de Classe, do Programa de Pós-Graduação em Informática da UNIRIO, orientada por Renata Araujo, Geraldo Xexéo e Sean Siqueira, propõe um método para criar jogos que implementam modelos de processos de negócio organizacionais!
Tin-tin! Parabéns! Que ano bom para o Ciberdem!
O artigo “A Escalabilidade dos Sistemas de Informação do Programa Bolsa Família: Um Estudo de Caso Interpretativo” foi avaliado como o melhor artigo do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação no ano de 2020.
O artigo, de autoria de Nadja de Antonio, Marcelo Fornazin, Renata Araujo e Rodrigo Santos, descreve a evolução dos sistemas de apoio ao Programa sob uma ótica sociotécnica.
Tin-tin! Parabéns!
O CIBERDEM é parceiro do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação da EACH-USP, com edital aberto para o processo seletivo para aluno regular do curso de Mestrado para início no segundo semestre de 2020 e inscrições em regime de fluxo contínuo para o processo seletivo para aluno regular do curso de Doutorado.
Período de inscrições: 03/11/2020 – 23/11/2020
Edital de seleção e outras informações: http://ppgsi.each.usp.br/ingresso/
O CIBERDEM marcará sua presença no XIX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital com a apresentação de três trabalhos:
Bolsa Família Quiz, de Karina Hashimoto (UPM) e Renata Araujo (UPM), Workshop de Games na Graduação.
“Values at Play Brazil” – Avaliação de Artefato, de Fabrício Janssen (SERPRO/UNIRIO), Tadeu Classe (UNIRIO) e Renata Araujo (UPM), Trilha de Artes e Design.
Jogos como Plataformas Mediadoras em um Mundo Aberto e Digital, de Tadeu Classe (UNIRIO) e Renata Araujo (UPM), Grand Research Challenges in Games and Entertainment Computing in Brazil (2020-2030)
O CIBERDEM é parceiro do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação da EACH-USP, com edital aberto para o processo seletivo para aluno regular do curso de Mestrado para início no segundo semestre de 2020 e inscrições em regime de fluxo contínuo para o processo seletivo para aluno regular do curso de Doutorado.
Período de inscrições: Doutorado: 25/01/2020 – 25/11/2020 – Mestrado: 06/05/2020 – 10/06/2020
Edital de seleção e outras informações: http://ppgsi.each.usp.br/ingresso/
Um diagrama com os fatores que influenciam não especialistas em desenvolvimento de software a participar de iniciativas de desenvolvimento aberto e colaborativo. Útil para pensar maneiras de aumentar o engajamento de não especialistas neste tipo de desenvolvimento garantin do multidisciplinaridade, colaboração e inovação ao seu evento.
Dois novos (fresquinhos!) produtos de pesquisa do CIBERDEM ajudam a aprimorar o design de valores para jogos digitais baseados em processos de prestação de serviços públicos brasileiros. O PYP-VBr – um método para o design de valores e o VAP-BR – um deck de cartas para discussão de valores para o jogo! Siga o link e conheça!
No dia 02/03/2020, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Thiago Andrade, pesquisador do CIBERDEM defendeu sua dissertação de mestrado sobre os fatores que levam não especialistas em desenvolvimento de sistemas de informação a participar de iniciativas de desenvolvimento aberto e colaborativo, como hackathons, living labs, code camps etc. Parabéns!🥂