Denise Candria apresentou, no Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação 2022, os resultados preliminares de sua pesquisa sobre Crowdsourcing Software Development, discutindo o que a literatura diz sobre as possibilidades e incógnitas desse modelo de desenvolvimento aberto e colaborativo. Assista ao vídeo.
CIBERDEM no SBSI 2022, Curitiba, PR
Pesquisadores do CIBERDEM participaram do Simpósio Brasileiro em Sistemas de Informação 2022, em Curitiba, Paraná, apresentando resultados de pesquisas, palestras e mediando discussões sobre Sistemas de Informação, suas implicações sociais, seu papel na cultura contemporânea e novas formas de realizar pesquisa considerando os aspectos multidisciplinares!
Nova frente de atuação do CIBERDEM: Mestrado Profissional em Computação Aplicada no Mackenzie!
O CIBERDEM conta com uma nova frente de atuação em pesquisa e inovação junto ao Mestrado Profissional em Computação Aplicada no Mackenzie, nas linhas de pesquisa de Ciência de Dados e Sistemas Interativos.
Inscrições todos os semestres!
Conheça o curso: https://www.mackenzie.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado/universidade-campus-higienopolis/computacao-aplicada-profissional
Public Processes are Open for Play
Novo artigo publicado!
Tadeu Moreira de Classe, Renata Mendes De Araujo, Geraldo bonorino xexelo, sean wolfgand matsui siqueira
October 2021, Article No.: 32, pp 1–18 https://doi.org/10.1145/3474879
Abstract
As public services become digital and online, both the need to design digital public services closer to citizens’ expectations and to provide ways to improve their participation and engagement increases. To participate and co-design, citizens must understand how the public service is delivered, but understanding service provision is challenging for non-technical subjects. This article argues that games can promote transparency of public service processes and citizens’ understanding of them. We designed games related to three distinct public service delivery scenarios using Play Your Process (PYP), a method which translates business process models into game design artifacts. We also investigate players’ ability to understand the process designed into these games through evaluation settings based on qualitative and quantitative analyses, using questionnaires and interviews. Results show that these games can help citizens understand the process execution aspects, with at least 95% confidence through statistical analysis. This research is innovative by showing an approach to systematically design serious games describing public processes as a potential tool for citizen-government transparency and understanding of public process delivery, particularly in Brazil.
Nova publicação CIBERDEM na iSys – Brazilian Journal of Information Systems
Um artigo que apresenta um levantamento de literatura sobre o uso de jogos digitais no treinamento de processos de negócio em organizações. O levantamento mostra que o uso de jogos digitais para a finalidade de treinamento é um espaço para ser explorado no campo da pesquisa, sobretudo em como realizar o design e a avaliação destes jogos.
Nova publicação do CIBERDEM
Sistemas de Informação para Ciberdemocracia, de autoria de Renata Araujo, é um dos capítulos da coletânea Humanidades Digitais e o Mundo Lusófono, recém publicado pela Editora FGV. Livro eletrônico para baixar em: https://editora.fgv.br/produto/humanidades-digitais-e-o-mundo-lusofono-3625
CIBERDEM presente no SBSI 2021!
Pesquisas do CIBERDEM foram apresentadas durante o Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação 2021:
Mediador Game – Um jogo baseado em processo de negócio para treinamento organizacional
Thayna da Silva (Universidade Presbiteriana Mackenzie – Brazil), Tatiane Lopes (Universidade de São paulo – Brazil), Renata Araujo (Universidade Presbiteriana Mackenzie – Brazil)
Jogos baseados em processos de negócio: Aplicação no treinamento de processos de negócio
Autora: Tatiane Neves Lopes (Universidade de São Paulo – Brazil) e Renata Araujo (PPgSI-EACH-USP/Universidade Presbiteriana Mackenzie – Brazil)
Reunião Ciberdem – Março 2021
Hoje retomamos os encontros dos membros do CIBERDEM! Neste período de isolamento, ainda online. Conhecemos novos integrantes, apresentamos os objetivos do grupo. Conectados!
Realizações do CIBERDEM em 2020
Conheça os principais resultados do CIBERDEM em 2020! Foi um ano desafiador, mas de conquistas positivas! Obrigada a todos!
Pesquisa do CIBERDEM recebe o prêmio de melhor tese de doutorado no SBGAMES 2020!
A tese “Play Your Process – Um Método de Design de Jogos Digitais Baseados em Modelos de Processos de Negócio” ganho prêmio de melhor tese de doutorado do Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital em 2020.
A tese, de autoria de Tadeu Moreira de Classe, do Programa de Pós-Graduação em Informática da UNIRIO, orientada por Renata Araujo, Geraldo Xexéo e Sean Siqueira, propõe um método para criar jogos que implementam modelos de processos de negócio organizacionais!
Tin-tin! Parabéns! Que ano bom para o Ciberdem!