Projetos

EM ANDAMENTO:

JOGOS DIGITAIS PARA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ EM PROCESSOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS
Projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, voltado à aplicação de jogos digitais para promover a participação de cidadãos na melhoria da prestação de serviços públicos online. Financiamento: CNPq e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

ECOSSISTEMAS DIGITAIS DE APOIO À DEMOCRACIA
 Este programa de pesquisa aborda os sistemas de governo e democracia eletrônicos como ecossistemas digitais, objetivando a construção de arcabouço conceitual e soluções tecnológicas para definir, especificar e desenvolver soluções computacionais voltadas a apoiar a dinâmica de funcionamento e ampliar as relações de acesso à informação, participação, gestão de conhecimento, inovação e educação nos processos de relação cidadão-governo, com foco na prestação de serviços, tendo como base as infraestruturas de gestão de processos de negócio (BPM).

CONCLUÍDOS:

AMPLIANDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA UNIRIO
Construção de aplicações tecnológicas inovadoras voltadas a ampliar a participação social no contexto da UNIRIO, visando a melhoria de seus processos, a participação multidisciplinar da comunidade universitária e a integração da universidade com a sociedade, posicionando a UNIRIO como uma universidade participativa, multidisciplinar, transparente e orientada aos objetivos sociais. Financiamento: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

TECNOLOGIAS PARA PARTICIPAÇÃO ELETRÔNICA EM PROCESSOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS BASEADOS EM COLABORAÇÃO E GAMIFICAÇÃO
Projeto e aperfeiçoamento de serviços públicos digitais formalizados por meio de modelos de processos de negócio, com o uso de TICs como habilitadores de governo e administração pública no estabelecimento de diálogos mais próximos aos cidadãos. Financiamento: Deutsche Forschungsgemeinschaft, Alemanha.

IMPLANTAÇÃO DOS PROCESSOS DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E CULTURAL DA DTIC-UNIRIO
O projeto tem o objetivo de apoiar a implantação dos processos de inovação tecnológica em execução no contexto do DITC-UNIRIO Os processos de interesse deste projeto incluem: a prospecção de oportunidades de inovação no contexto da universidade; o estabelecimento de acordos e alianças institucionais para a execução de processos de inovação; a assessoria jurídica contínua especializada em inovação; o estabelecimento de parcerias e alianças com o setor produtivo; o treinamento em práticas e políticas de inovação e o processo de registro e/ou patenteamento de produtos e processo. Financiamento: FAPERJ.

TRANSPARENCE POLITIQUE ET ORGANISATIONELLE: USAGES ET EFFETS DES OUTILS NUMÉRIQUE SUR LA PARTICIPATION DÉMOCRATIQUE
Le projet cible une réflexion interdisciplinaire (informatique et sciences sociales du politique) sur les acteurs et les usages du Web participatif en explorant d’une part les mutations du métier politique et d’autre part les formes de l’ouverture effective à la participation citoyenne. Cette réflexion sera menée dans le cadre d’un atelier de recherche collectif, transdisciplinaire et donnera lieu à trois chantiers d’enquête de terrain en France et à l’étranger. Financiamento: INCT Web Science Brazil.

CDSoft: BALANCEANDO COLABORAÇÃO E DISCIPLINA EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Este projeto tem como objetivo definir uma abordagem e desenvolver um ferramental de apoio à adaptação de processos de software com as seguintes características: (i) balanceamento entre os aspectos de colaboração e disciplina dos modelos de desenvolvimento de software; (ii) sistemática para realizar a adaptação de processos baseada em uma estrutura de reutilização de processos; (iii) dinamicidade para evoluir ao longo do tempo e se adequar ao contexto da organização, do projeto e da equipe.

REDES SOCIAIS DE PESQUISA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÂO
Compreende o desenvolvimento de soluções voltadas à caracterização da pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil, a análise de sua configuração e potencialidades, bem como sua divulgação e conseqüente difusão à Sociedade. A base desta proposta está nas possibilidades de mineração, visualização e análise de estruturas de redes sociais de pesquisadores, instituições, grupos e temáticas de pesquisa em SI. As redes estudadas, bem como as análises obtidas podem servir de fonte de informação para a estruturação de um portal de pesquisa em SI para divulgação e navegação pela Sociedade dos grupos, instituições, temáticas de pesquisa, produção e resultados, fomentando e incentivando o interesse geral pela área. Financiamento: CNPq.

DEMOCRACIA, TRANSPARÊNCIA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: REFLEXÕES E IMPLEMENTAÇÕES PARA O APOIO A SISTEMAS DE GOVERNO ATRAVÉS DE TICS
Este projeto tem o objetivo de definir, especificar e desenvolver soluções metodológicas e computacionais voltadas a ampliar as relações de acesso à informação, participação e gestão de conhecimento nos processos de relação Cidadão-Governo, visando transparência, democracia e administração pública colaborativa e efetiva com o apoio de TICs. Financiamento: CAPES.

AGORA: IMPLEMENTAÇÕES E REFLEXÕES SOBRE A DEMOCRACIA DIGITAL NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO FEDERAL
Este projeto de pesquisa tem o objetivo de especificar, implementar e aplicar soluções computacionais para promover diferentes estágios da Democracia Digital, tomando como contexto inicial o ambiente universitário federal. Financiamento: CNPq.

AGORA: REDES DE COLABORAÇÃO E CONHECIMENTO EM MELHORIA DE PROCESSOS DE SOFTWARE
Com base nos conceitos de redes e conectividade e em hipóteses e iniciativas similares no ambiente internacional, a proposta deste projeto visa o estabelecimento de redes de conhecimento e colaboração de profissionais de software, em âmbito regional (com possibilidades de ampliação nacional), para a coleta, discussão e divulgação de práticas e experiências de melhoria da qualidade de processos de software. Tal rede deve permitir a troca de experiências e o estabelecimento de ‘massa crítica’ para avaliação, colaboração e conclusão sobre práticas, ampliando a conectividade de profissionais, a avaliação de práticas para uso interno em organizações de variados portes. Financiamento: CNPq.